Antes de Stonewall


Para os que já estão por dentro, Stonewall evoca logo o acontecimento: em 1969, um bar gay nova-iorquino, precisamente com este nome foi o cenário de uma revolta espectacular contras as forças policiais que frequentemente realizavam rusgas ao local (rezam as crónicas que a arma de arremesso mais utilizada foram sapatos de salto alto!). O impacto foi tal, dentro e fora da comunidade, que a data passou a ser celebrada anualmente, sempre no dia do acontecimento: 28 de Junho. O gay pride espalhou-se progressivamente por vários países, e actualmente é assinalado numa boa parte do mundo, incluindo Lisboa.
Hoje à noite, no Pinguim, bar portuense sito na Ruo do Belomonte (perto do Mercado Ferreira Borges), passa o documentário Before Stonewall, que pinta um retrato dos primeiros passos no activismo neste campo. Guardem lugar para o Major Tom!
PS: a iniciativa é do recém-constituído GRIP - Grupo de Reflexão e Intervenção no Porto (irá aparecer pela orquídea mais vezes), em colaboração com a Cinema Invisível.

0 Comentários:

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007