"We'll always have Paris"

Em mais uma corrida com esta bela luz de Outono, chapinhando nas folhas secas do parque, ia pensando no efeito que este périplo por terras de França teve em mim. Talvez seja demasiado cedo para o perceber, estas coisas precisam do seu tempo para encontrar um lugar na nossa caixinhas de memórias, aquelas às quais regressamos quando nos surgem dúvidas sobre o que fazemos aqui afinal. Seja como for, a impressão que tanto o mundo rural da Borgonha como o urbanismo esmagador e sofisticado de Paris me causou não podia ter sido mais forte. Em Macon, pontos altos: visitar a produção de sabonetes feitos com leite de burra, cujas qualidades terapêuticas foram magistralmente explicadas pela simpática Julie; as danças tradicionais da região do Lang-Doc, na qual participaram todos os parceiros italianos, franceses e portugueses do encontro transnacional.

Findo o Seminário, experimentei o eficientíssimo (e caríssimo) TGV para uma escapadela à capital francesa. Foi bom tê-la partilhado com dois amigos de Turim, que me revelaram alguns dos segredos mais bem guardados da cidade.

Segredos como entrar na intimidade deslumbrante e estranha da livraria Shakespeare, onde vagueam cabeludos de olhar distante, imersos na leitura em cantos caseiros ou entabulando diálogos como este:
"-Does he have a heart?"
"-He does, it's just pumping on the wrong side."
Apercebi-me depois que tinha sido aqui que a Julie Deply reencontrara o Ethan Hawke no filme "Antes do Anoitecer".

Ou percorrer a complexa rede de linhas do metro, dando de caras por todo o lado com perfomances musicais de elevadíssima qualidade (incluindo um grupo de música Rom e um acordeonista a oferecer Bach) ou com cartazes deste género:

1 Comentário:

  1. Randomsailor disse...
    Gostei do tom do post... E a última fotografia com o cartaz do Pink T.V. é muito fiche!

    Fica bem

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007