O rasto de Tarnation


Não me apetece comentar o filme, sugestivo e sentido patchwork de memórias pessoais, apenas o seu efeito, ter-me devolvido à memória a recordação de uma tia que 'estagiou' em minha casa enquanto se submetia diariamente a um 'tratamento' de choques eléctricos. Como criança, a coisa já me assustava, e era desesperante perceber o efeito que isso tinha não apenas na minha tia, embora sobretudo nela, que se transformou naquele período numa espécie de fantasma de corpo inchado, mas também em toda a minha família, que vivia na encruzilhada das prescrições médicas, da resistência da 'doente' ao tratamento (que se explicava, segundo os médicos, pela própria doença), e da nossa própria vontade, nunca assumida, de ver aquele pesadelo terminar o mais rapidamente possível. Talvez nunca tenha conseguido avaliar totalmente o impacto que isto teve no nosso núcleo, na nossa incapacidade para comunicar de uma forma equilibrada. Certamente a medicina, se um dia se dispussesse a ouvir, teria muitas lições a retirar destas pequenas mas brutais histórias de vida.

1 Comentário:

  1. gonn1000 disse...
    Belo filme, um dos mais criativos e singulares deste início de ano...

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007