Eu, os pais, os jovens e os problemas deles


Era uma vez um convite para participar numa tertúlia organizada por uma associação de pais, na próxima sexta-feira. O tema era "Estilos de vida saudáveis", e por algum motivo que ainda estou para descobrir, achavam que eu teria algo a dizer sobre o assunto. Ponto final, parágrafo. Tenho, mas não muito. A caixa de comentários fica assim aberta a sugestões. A gerência agradece.

4 Comentários:

  1. Major Tom disse...
    bem, presumo que é uma aproximação ao tema... thanks ;-)
    dani_dc disse...
    Estilos de vida saudável: não se precisa do cigarro para se provar aos outros que já não se é criança, é importante incutir nos jovens o sentido da responsabilidade, cada um é responsável por si (pela sua personalidade e pelo seu corpo). O desporto é essencial em qualquer idade e há tantas escolhas.. A alimentação: para quê dietas loucas, mais vale comer pouco e várias vezes ao dia e já agora evitar mcdonalds.. se a alimentação for bem feita e o desporto praticado com regularidade o jovem manter-se-á mais saudavel de corpo e de espirito e terá menos tempo para fazer disparates. É tudo uma questão de foco, se eu focar as minhas energias no dia à dia para determinado objectivo.. não serei uma pessoa que ando aqui por andar.. a vida tem portanto mais sentido.. Ooutra coisa importante para uma vida saúdavel é o tempo dedicado aos outros, se os jovens tiverem algumas horas por mês a fazer voluntariado (por exemplo) conhecem outras realidade, tornam-se mais maduros e dão mais valor ao que têm, sem falar no respeito ao próximo..
    Major Tom disse...
    obrigado pelas sugestões!! a minha opinião, contudo, é que me soa tudo a prescrição de adulto. a questão é perceber qual é a perspectiva de um jovem sobre o assunto... ;-)
    Anónimo disse...
    A única coisa é estimulá-los a serem como são, seres individuais com algumas caracteristicas comuns com os outros! Assusta-me esta questão do grupo, de se querer ser igual aos outros como se não aceitássem o que são! Alimentar-lhes o esprito crítico, não aceitarem tudo como garantido e real! Ensiná-los a pensar, a relativizar, a não rotular!
    Os jovens têm uma percepção do mundo que é uma fantasia detorpada!!! E assim a desilusão, a decepção e o desencantamento vão crescendo e minando-os, e daí decorrem os maus hábitos e os vicíos e afalta de educação!
    Estilo de vida saudável é saber pensar por si! (mistura de cultura, saber, conhecimentos históricos, porque é que o mundo é como é, saber onde o mundo fica) Se entretanto se fumarem uns charros e bevberem uns copos, No Problem!!! Desde de que se saiba moderar!! E esta dica é referente a todos os aspectos da vida!!!

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007