O filósofo e eu

Acontecem-nos coisas mais ou menos bizarras. Lançado no caos da universidade italiana, via-me a braços com a construção de um currículo pessoal, que vagamente daria a entender que me queria formar em História do Cinema. Naveguei pelas listas de disciplinas e pelas suas minúsculas sinopses, depois saboreei o som exótico dos respectivos professores, alinhavei tudo o melhor que pude e lá fui ter com o responsável máximo, à espera de uma autorização do plano. Nessa altura, o responsável máximo da faculdade de letras em Turim era nem mais nem menos que o sobejamente conhecido (mas não por mim, pelo menos na altura) filósofo Gianni Vattimo, de quem acabei por ler um pequeno ensaio intitulado "A sociedade transparente" que aludia à quimera de uma sociedade progressivamente reflexiva (a mesma que Giddens apelidou de sociedade sociológica), a pretexto de se democratizar exponencialmente a todos os recantos da vida social. Recordo-me também que o filósofo tinha fama de bon vivant e que gostava de se rodear dos meninos mais imberbes e deslumbrados pelas suas aulas. O encontro foi breve, mas claro que julguei ler no olhar dele algo mais do que uma perplexidade perante um portuga atrevido (penso que trocamos umas palavras sobre o Porto e acabou por me dizer que o assunto não era com ele). Talvez o sábio tenha pressentido, do alto da sua indulgente paciência perante estranhos, que o meu lugar não era ali, naquela cidade transalpina repleta de Fiat modelos de colecção e onde o céu nunca ficava azul. De alguma forma, foi como se aquele breve encontro com aquele homem ainda elegante e charmoso me devolvesse alguma verdade. Acabei por aceitá-la, mas só passado bastante tempo.

1 Comentário:

  1. Major Tom disse...
    não era a minha intenção. na verdade foi apenas um breve encontro entre duas pessoas de mundos diferentes, embora não perceba ainda até que ponto. pequenas excentricidades do destino, that's all ;-)

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007