Literatura aos molhos

O aniversário de uma ex-namorada que se tornou amiga é sempre um bom pretexto para um reencontro anual. Aproveitei a proximidade do Corte Inglês e lá fui espreitar a secção dos livros. Nos escaparates, a habitual panóplia colorida de best sellers e lançamentos de Outono para rápida digestão. Pelo meio, alguns poucos clássicos. Retirei um Jorge de Sena e uma voz ao meu lado disse "prefere os clássicos? Já leu o último dele? Aliás o único romance, Sinais do Fogo? É um excelente retrato da época do fascismo". Anui com um sorriso amarelo, ao perceber que se tratava do funcionário da secção, vestido como um funcionário bancário à caça de clientes. "Mas esteja à vontade". Dei a volta ao escaparate e desta vez retirei um da Agustina, cujo título não conhecia. "Ah, o último da Agustina! Normalmente ela tem um estilo rebuscado, há quem não goste. Desta vez ela procurou fazer algo diferente, interessante". Incomodado, voltei a pousar o livro. Não queria acreditar que me estavam a tentar impingir livros, como quem vende um crédito imobiliário ou um colchão ortopédico. A medo, e um pouco precipitadamente, escolhemos o último do Luis Sepúlveda e fomos pagar. Ainda receei, por instantes, que ele acrescentasse algum comentário, do estilo: "É um escritor que alia o domínio da tradição do conto com a consciência social, um belíssimo representante da expressão escrita latino-americana. Uma excelente escolha!". Mas o homem de gel e gravata, como uma caneta na mão, apenas comentou, com um ar pouco entusiasmado e num tom desanimado: "Perderam foi a sessão de autógrafos". Duvidei seriamente que tivesse alguma vez lido qualquer dos livros.

4 Comentários:

  1. Anónimo disse...
    Como podes ter a certeza sobre os livros que uma pessoas leu por dois ou três comentários? Talvez o pobre rapaz só quisesse meter um pouco de conversa...
    Daniel J. Skråmestø disse...
    Isso é porque estamos muito habituados a fazer compras sem assistência do lojista. Eu nas lojas de roupa quando me perguntam se preciso de ajuda, fujo logo. Numa livraria provavelmente respondia torto se comentassem as minhas escolhas.
    Lembra-me um restaurante onde fomos e em que o empregado reagiu espontaneamente à minha escolha com "Ah! excelente, é o meu prato favorito" e depois se sentiu na obrigação de fazer um sorriso amarelo e comentar para o meu companheiro: "A sua escolha também é boa". E depois, atrapalhado com a falta de sinceridade, afundou-se ainda mais ao dizer: "Aliás, tudo o que está na ementa é bom."
    De facto, a comida era boa, mas nunca mais tivemos vontade de lá voltar...
    Anónimo disse...
    eu já tive o desprazer de ser assaltado por esse senhor que, ainda por cima, foi malcriado no final do nosso "encontrao". ouvi a trituraçao e, para o despachar, disse, civilizadamente, que "um dia talvez comprasse aquele livro"(já nao lembro qual, ao que ele respondeu: "promessas...". nem lhe respondi. fiquei parvo e fui-me embora.

    andrém
    Rita Oliveira Dias disse...
    Que bonito! Essa estória não me espanta, a livraria não faz dinheiro e devem ter andado a dar uma reciclagem nos vendedores. Tive um amigo que trabalhou lá e ele dizia que não encontrava os livros por que eles nunca estavam onde deviam.Abraço

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007