Judith Butler


Assim, por acaso, dou de caras com a tradução do citadíssimo, mas pouco lido, Gender Trouble, desta... professora de Literatura Comparada e Retórica da Universidade da Califórnia (!), que revolucionou a linguagem da identidade e do género com o seu questionamente desarmante, um dos pensamentos que mais substância conferiu à (mais falada do que compreendida) teoria Queer. Neste trabalho em particular (em fase de leitura), ela questiona algumas posturas do feminismo que, segundo ela, poderão ter contribuído para tornar o conceito de género em algo mais essencialista e cristalizado, não tomando em consideração o lado performativo desta e de todas as outras dimensões da nossa identidade. Em última análise, esta pensamento coloca em questão o próprio conceito (estático) de identidade. Não admira que psicólogos (...e outros 'ólogos') no mundo inteiro fiquem automaticamente com os cabelos em pé com a senhora.
Já agora, a tradução é brasileira, e para quem estiver interessado - "Problemas de Gênero - Feminismo e subversão da identidade", a editora é a Civilização Brasileira.

Em Portugal, saiu muito recentemente um livro muito interessante e percursor nesta área (no nosso país): "Indisciplinar a Teoria - Estudos Gays, Lésbicos e Queer", organizado pelo Fernando Cascais e editado pela Fenda. Para quem se interessa por estas coisas, já conhecerão a maior parte dos intervenientes; para estes e para os outros, fica a sugestão de uma bela prenda de Natal. Outras sugestões em breve...

0 Comentários:

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007