O valor da família


Acho que pouca gente se apercebe da dimensão das transformações do conceito de família nos dias que correm. É como se os novos formatos - casais homossexuais, vida a 3 ou mais em relação, amigos que se juntam, ou outras - tomassem emprestada a invisibilidade daqueles que vivem à margem da norma, essa grande arena iluminada pelo quotidiano e de fronteiras aguerridamente delineadas pelas instituições sociais. E assim toda a vida em conjunto continua a ser a tentativa de encaixe num padrão, custe a quem custar, e com o sacrifício frequente da própria relação ou de um dos seus elementos. Vão a uma sala gay num qualquer chat, metam conversa com homens casados e vão perceber o que eu quero dizer. O valor sociológico da informação que ali circula parece-me cada vez mais incalculável.
Imagem daqui

2 Comentários:

  1. oplanetadaju disse...
    Numa das poucas aulas de sociologia da família a que assisti, no âmbito da Pós - Graduação, a Prof. alertou sistematicamente para a evolução do conceito e de como o próprio conceito é uma construção social. Foi interessante catalogar as organizações familiares. Assim, fiquei a saber que eu e o Matvei somos uma família. É uma conjugalidade coabitante sem casamento. E nós, que género de família somos?
    Major Tom disse...
    somos uma família a valer ;-)

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007