"Eu, racista?"

"Nove em cada dez britânicos de raça branca não tem amigos negros, asiáticos ou muçulmanos. Num inquérito da Comissão para a Igualdade Racial a divulgar esta semana, a que o jornal The Guardian teve acesso, 94 por cento das pessoas afirma que quase todos os seus amigos são da mesma origem racial e 54 por cento reconhece mesmo não ter nas suas relações uma única pessoa de origem negra ou asiática e que considerem como alguém próximo. Num país de forte imigração indiana, apenas uma em cada dez pessoas de raça branca admite ter um amigo hindu e, apenas dois em cada dez são próximos de um muçulmano.

A comissão chama a atenção para os perigos que este afastamento provoca, já que resulta numa ausência de empatia que só surge com a experiência. Este afastamento é passível de facilitar o desenvolvimento de preconceitos e criar mentalidades receptivas a pensamentos racistas e xenófobos.

Pelo contrário, 47 por cento dos membros de minorias étnicas afirmam que a maior parte dos seus amigos são de raça branca. Mas também esta situação pode estar a mudar: numa perspectiva geracional, para a qual este inquérito não oferece conclusões, há indicação de que as comunidades étnicas se têm progressivamente fechado. Mais de 60 por cento das pessoas com mais de 50 anos tem maioritariamente amigos de raça branca, mas apenas 43 por cento com menos de 30 vive a mesma situação.

Na medida em que quase dois terços da população vive em pleno desconhecimento das minorias étnicas que compõem a sua sociedade, torna-se mais permeável a propaganda racista e a manchetes sensacionalistas. Uma questão analisada também no "The Guardian" a propósito de um título do diário popular "Sun", que alimenta com as suas manchetes muitos preconceitos étnicos mas condenava o Partido Nacionalista Britânico. Recorde-se que este partido viu as suas contas no Barclays Bank serem fechadas, em virtude de um vídeo secreto que expunha membros do partido a incitarem à violência racial." (Fonte: Público 20/07/04)


1 Comentário:

  1. Venus as a boy disse...
    E por falar em racismos... http://news.bbc.co.uk/1/hi/northern_ireland/3910109.stm

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007