Homem ou mulher, eu amo quem quiser!

"O namoro entre duas alunas da Escola Secundária de António Sérgio, em Gaia, foi proibido por uma funcionária e abriu um conflito entre estudantes e docentes responsáveis. O caso até poderia passar despercebido se não fosse denunciado durante um debate, sobre homofobia, realizado, há dias, dentro da própria escola. (...)
Nunca se questionaram os namoros dentro da escola até agora. Os beijos e abraços não são proibidos no Regulamento Interno e trocar carinho não é faltar ao respeito". A frase, dita por Rita, membro da Associação de Estudantes, merece assentimento dos oito estudantes que foram formando uma roda à porta da escola. "Respeito é aceitar as opções sexuais de cada um", acrescenta Guilherme, líder do grupo por eleição.(...)
Nos rostos dos adolescentes nota-se desconforto, mal-estar. Mas a atitude é de coragem. Na hora de dizer os nomes, eles soltam-se das bocas sem receio. Rita, Guilherme, Alexandre, Luísa, Ana, Tiago, Jorge e Ana Luísa querem constar como na reportagem porque "defensores da liberdade de convicções".
"Ninguém gosta de ferir susceptibilidades. O que nos fere é saber que o amor entre duas alunas trouxe homofobia à escola. E ninguém pode dizer que o assunto era desconhecido. Antes da Associação de Estudantes saber, pelas próprias visadas, o que passava, o Conselho Executivo tinha falado sobre o caso, com as alunas, se bem que usando faltas como disfarce", diz Rita. (...)
"A nossa consciência ditou que não nos calássemos. A melhor forma de tratar o problema foi fazendo um debate. Houve autoritarismo da parte da funcionária que alega ter ficado chocada por ver as duas alunas aos beijos. Há, agora, autoritarismo ao proibir namoros dentro da escola e ao pôr professores a vigiar os alunos nos intervalos", afirma Guilherme. (...)"
JN, 08 de Outubro de 2005

4 Comentários:

  1. Anónimo disse...
    A coragem desses alunos é que me surpreende (pela positiva, claro). O resto é apenas o que já se sabe.
    je_bois
    Venus as a boy disse...
    Sim, de facto as coisas estão bem diferentes! É razão para esboçarmos um grande sorriso! :)
    fr33 disse...
    Um aspecto que acho ainda mais grave é tratar-se de uma auxiliar de educação!!
    Isto é trata-se de uma violação dos direitos, mas o problema é que normalmente esses funcionários nada fazem para estabelecerem elos de ligação com os alunos, incentivando uma relação mais afectiva com a escola e o ensino.
    Estes problemas surgem devido há falta de formação de uma boa parte desses funcionários que contribuem a par da organização escolar para uma escola com muitas lojas, onde se vai buscar obrigação de estudar.
    Este alunos tem uma altitude cívica diferente dá que a escola possivelmente oferece, por isso os meus parabéns a quem civilizadamente discorda. Neste caso os papéis de educadores educando inverteram-se!!!
    Anónimo disse...
    Esta escola é especial. tem professores e um executivo como os outros, mas tem também professores especiais e alunos especiais, que não se deixam calar pela prepotência nem pelo autoritarismo. se algum destes me ler, um grande abraço de orgulho por todas as maravilhosas pessoas que lá conheci. o idealismo ainda existe, nesta pseudo-democracia em que o medo de se ser autêntico reina. eu estive lá e vi. 1deabril

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007