Auto-retrato para um professor intercultural


Brevemente vou começar uma cadeira sobre Educação e Interculturalidade, que será dinamizada por um professor expressamente encomendado do Brasil. Ele teve a interessante iniciativa de criar um fórum online de preparação, deafiando-nos a criar primeiro o nosso perfil. Assim lá deixei o que se segue:

Às trinta primaveras, sou um residente ainda relutante de Vila Nova de Gaia, cidade plantada (por vezes a martelo) em cima do Oceano Atlântico, com uma pequena brecha por onde escapa o Rio Douro, que eu adoro, e por onde se espreita para a simpática cidade do Porto, que eu aprendi a gostar depois de lhe fugir durante um ano. Estudei Sociologia(também de forma relutante, porque também lhe fugi para ir estudar História do Cinema), mas acabei por ir parar à Cruz Vermelha, onde não, não trabalho com hospitais e ambulâncias, mas em programas de intervenção social, especialmente formação para adultos 'desqualificados' e em risco de exclusão. Paralelamente, porque sou cidadão, fui desenvolvendo um pequeno percurso no âmbito do activismo LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) e por essa via fui aprofundado competências na área da educação sexual e participando em iniciativas de sensibilização em vários contextos. Tudo isto me dá prazer, se não for ao mesmo tempo e em excesso, porque só consigo olhar para uma coisa de cada vez. Quando for grande quero ter tempo para voltar a ser pequeno, e então dedicar-me a organizar jantares diários com os amigos, a viajar (também admito a minha paixão pelos não-lugares), e a ler todos os livros que se vão acumulando na mesinha de cabeceira, incluindo a obra completa do Italo Calvino em italiano e aquele Paraíso do Lesama Lima que ficou a meio. Ah, também gosto de escrever, e tenho tentado definir-me um bocadinho aqui todos os dias.

2 Comentários:

  1. Anónimo disse...
    Estou apaixonada por esse aluno...
    quando escreve, quando dança, quando está serenamente a ler, quando ri e quando me mostra uma nova realidade... quando dança, quando fala,quando ri,...

    beijo, ju
    Major Tom disse...
    se soubesse como, punha aqui um daqueles ícones corados...

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007