Mecânica de Verão


Alexander Harrison, Children on the Beach

Preparar a marmita com o lanche, apanhar no caminho alguns amigos e partir naquela estrada à procura de um rio não poluído. Ele há melhor maneira de passar uma tarde de Domingo? Hoje em dia, com um carro, as novas vias rápidas e auto-estradas, já podemos improvisar um programa destes no próprio dia. Nada que se pareça com outrora, em que tudo era laboriosamente preparado antecipadamente, incluindo farnel, uma mega-tenda de praia e respectivos acessórios balneares, e um percurso mais acidentado que uma montanha-russa nas famosas camionetas do Espírito Santo até Lavadores, já com cheiro a Nívea e água de colónia Ach Brito. Aí aguardava-nos uma multidão encafuada em pequenas enseadas de areia, com os altifalantes a bradar durante todo o dia pequenas pérolas da publicidade radiofónica como: "Sapataria Charles - indispensável para a elegância feminina" ou "Quem quer bom e barato vai à oficina Joaquim Saldanha Limitada". Para uma criança, tudo aquilo era um mundo a explorar com voracidade, desde os desafiantes saltos das rochas para a areia, devidamente amparados por uma toalha transformada em capa de Superman, até às saudosas pataniscas de bacalhau, cuja digestão aguardavamos com ansiedade existencial para podermos ir outra vez para a água.
É verdade, caro Leo Ferré, avec le temps, tout s'en va...

2 Comentários:

  1. Anónimo disse...
    la mémoire s'en va pas, surtout quand il y des gents comme toi qui nous la fait revivre (se não for francês, pelo menos é verdade!)

    eu ia para salgueiros e já me tinha esquecido dos malditos altifalantes (permanentes?) com publicidade , música e perdidos e achados. hoje já não deve haver disso: a menina conceição de cinco anos deve dirigir-se à cabine de som onde os seus pais a esperam. e agora, demis rouussos, com...
    1deabril
    Major Tom disse...
    é verdade! e apanhar um pica bem disposto na camioneta também era uma sorte, mas quando acontecia era bazófia colectiva assegurada. ainda me lembro de me chamarem a mim, à minha irmã e à minha mãe (coitada) 'cocó, ranheta e facada, os 3 da vida airada'.

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007