"Centenas deixam escola cedo de mais"

Recordo-me como se fosse hoje. Tinha 13/14 anos quando me deparei de muito perto com a realidade do abandono escolar. Um colega nosso de turma é obrigado a abandonar a escola porque o pai morre, e há uma família para sustentar. Soubemos disso no recreio e ficámos muito tristes. Lembro-me de o vermos a sair da escola, de o acompanharmos ao longo das grades que nos separavam da rua, de nos despedirmos e de o vermos a desaparecer na esquina seguinte. Nunca mais o vi. Não era um aluno exemplar mas lá ia conseguindo passar de ano. Era muito brincalhão e por isso gostavamos muito dele.
Não sei porquê mas penso nele com alguma frequência. Para onde foi trabalhar? Voltou a estudar? Será que já fez processo lá no centro onde o Major Tom trabalha? Será que resistiu à liberdade ilusória do álcool e das drogas? Será que é feliz?

3 Comentários:

  1. João M disse...
    Que bonito!
    Eu às vezes tenho sonhos com os meus amigos de adolescência, amigos que nunca mais vi, e questiono-me se eles sonham comigo também.
    Venus as a boy disse...
    E já te aconteceu cruzares-te na rua com algum desses colegas de infância, teres vontade de meter conversa com eles mas não teres coragem de dar esse passo? Acontece-me com alguma frequência...
    João M disse...
    Às vezes acontece mas tento não dizer mais do que "Olá". Já não falamos a mesma linguagem, e para mais a conversa acaba sempre na evidência de que eu sou um priveligiado por ter continuado a estudar e eles não.
    :-(

Deixe um comentário







Recomenda-se


Outras paragens



anodaorquidea[at]gmail.com
 

© O Ano da Orquídea 2004-2007